segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Budapeste - Chico Buarque







         A história do livro se passa em duas cidades, Rio de Janeiro e Budapeste. Em cada cidade José Costa, personagem principal de nome bem brasileiro, tem um amor. A brasileira Vanda e a Húngara Kriska. O romance baseia - se em um livro que o personagem escreve, da qual seu lançamento é feito por outro autor e ele permanece no anonimato. Porém, furioso por ter suas belas palavras, suas idéias, roubadas.

        Nesse meio tempo ele aprende com Kriska a lingua que o diabo respeita(húngaro). "Fui dar em Budapeste graças a um pouso imprevisto, quando voava de Istambul a Frankfurt, com conexão para o Rio".

         As escritas poéticas foram as que mais me prenderam a atenção até o fim da trama. Tem uma leitura de fácil entendimento e rápida.  É um ótimo passatempo, lançado no ano de 2003 pela editora Companhia das letras.

        O livro recebeu comentários como o de José Saramago e Caetano Veloso. Recebeu também, um prêmio Jabuti por melhor ficção de 2004.

       A nota que vou atribuir é 9, pois é bem completo e bom. Porém não teve o final que eu esperava, mas é uma grande obra da literatura brasileira.


Alana Arrieche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário