terça-feira, 9 de setembro de 2014

Leitores Digitais



       Oi, gente! Quero saber se algum leitor do blog gosta de ler e-books e qual a plataforma que utiliza para lê-los? 

     Hoje eu venho apresentar alguns leitores digitais e formas de leitura diferentes. Vou apresentar alguns programas legais também para celulares, principalmente os que eu utilizo para ler. 

1º Os aparelhos: 

nookkindlekoboIpad e mini, celulares. 

      O primeiro aparelho eu possuo, O Nook First Edition, eu gosto muito dele. Foi o primeiro e-reader lançado pela livraria Barnes & Noble. Que não tem investido muito na área. Comprei usado no mercado livre na cara e na coragem, e deu super certo. Eu posso adicionar notas em qualquer página dos livros, destacar trechos, posso acessar a Internet, jogar xadrez e sudoku. Posso escutar músicas tanto por meio de fones, como pelos alto-falantes posicionados na parte inferior do aparelho. 

                                 

                              

        A tela assim como do kindle e do kobo é e-ink, parecido com uma folha, o que não cansa a visão na hora de ler. Possuem ajustes de fonte. Tudo isso para tornar a experiência de ler mais agradável e econômica. Que em minha opinião é a melhor tela que existe para leitura atualmente. 

       Já entre o Ipad e o Ipad mini, eu considero o primeiro muito pesado e depois de um tempo a leitura se torna cansativa. O mini é compacto, leve como os leitores, apesar de ser um tablet. A última versão dele é de tela “retina”, que me pareceu ótima para leitura. Um adicional é o controle de brilho além das funções mencionadas anteriormente.   

                          

      Sobre o kindle, o seu novo dispositivo "paperwhite" de certa forma me chamou a atenção por ser possível adicionar notas e destaques mesmo naqueles arquivos em "pdf". Tarefa que não é possível para outros e-readers. Os aparelhos da Amazon tem a peculiaridade de abrir arquivos somente no formato próprio do kindle, ou seja, caso a pessoa queira abrir outros arquivos, terá de convertê-los para visualizá-los. 

                          

kobo, uma empresa canadense em parceria com a Livraria Cultura, tornaram realidade outro sonhado leitor digital. O aparelho Kobo, com seu ultra moderno e mais caro dispositivo, "aura HD", vem arrancando suspiros dos brasileiros. Produzido no Brasil, com uma interface em Português e super dinâmica, acaba sendo um grande atrativo na hora da leitura. 

                 

kobo e o kindle possuem uma iluminação única que possibilita o mesmo conforto de se ler na claridade, em um ambiente com baixa iluminação. Porém, o novo kindle mantém essa iluminação permanentemente, podendo ser ajustada. Já o Kobo, a luz pode ser desligada, evitando consumo desnecessário de energia. 

A maioria dos e-readers possuem em média um ou dois meses de bateria. O que depende da utilização do produto. 

         Já no celular eu utilizo o programa da kobo para epub´s onde eu posso ter as mesmas funções do leitor. Um outro programa que recomendo é o Aldiko. Todos esses que mencionei, eu uso no celular com sistema Android. Fiz o download gratuitamente pelo "Play", aplicativo google. 

                                


     Era isso pessoal, espero que tenham gostado do post, não esqueçam de comentar e se tiverem algum que queiram compartilhar alguma experiência... Sintam-se em casa. 


imagens; google.

Alana Arrieche

5 comentários:

  1. Muito legal o post, e-readers são ótimos mesmo. Eu tenho um Kindle modelo mais básico e estou muito satisfeito. É chato mesmo ter que converter os arquivos, porém eu ressalto que a Amazon te obriga a criar uma conta com eles, um e-mail "@kindle", mandando os arquivos pra esse email, serão convertidos e enviados pro Kindle automaticamente. Bem prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem prático mesmo. Apesar de ter visto muitos videos do aparelho no Youtube, nenhum deles menciona isso.

      Excluir
  2. eu nao ligo p/ ler em kindles, kobo, etc. fiquei mais or dentro agora, com essas dicas. obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Eu leio muito livros virtuais. Acho muito prático porque, como tenho eles dentro do meu celular, posso levá-los pra qualquer lugar. Porém, nada supera a sensação de ter um livro físico na mão.

    ResponderExcluir